Pode parecer bobagem, mas
algumas coisas que dizemos ao longo do dia no local de trabalho influenciam na
construção da nossa imagem perante colegas e gestores. De acordo com os
especialistas entrevistados pelo UOL, todo profissional deve se atentar para o fato
de que não são só resultados que contribuem para a formação de uma carreira. O
que você fala e como precisa ser coerente com o seu comportamento e
conhecimento demonstrados.
"A forma como expressamos
sentimentos e opiniões reflete o tipo de relação que estabelecemos com nossos
colegas e ambiente profissional. Aquilo que dizemos atesta o quanto estamos
felizes ou não com o trabalho e a vida pessoal. Não custa nada se policiar para
evitar prejuízos", afirma Edna Bedani diretora da ABRH (Associação Brasileira
de Recursos Humanos) de São Paulo.
Por isso, reunimos oito frases
que você deve pensar duas vezes antes de colocar para fora ou mesmo riscar do
seu vocabulário definitivamente. E não é difícil pensar em outros exemplos para
associar aos aqui descritos. Reflita!
1 - "Não dá para trabalhar
com essas pessoas"
A habilidade de relacionamento
é muito importante no ambiente profissional, afinal, passamos mais tempo com os
colegas de trabalho do que com a própria família. "É fundamental cultivar
relações saudáveis para ter mais prazer no ambiente profissional e, consequentemente,
melhor desempenho", diz Renata Arrepia, da SBCoaching (Sociedade
Brasileira de Coaching).
2 - "Não é problema
meu"
De acordo com Andrea
Piscitelli, consultora em gestão humana e professora da FAAP (Fundação Armando
Álvares Penteado), em São Paulo, essa é uma frase comum e que exprime falta de
engajamento. Seja o indivíduo gestor ou não, a tarefa é resolver o que aparece
como obstáculo e não "jogar" para outra pessoa. "É uma atitude
egoísta e que demonstra falta de espírito de equipe, além de desmotivar quem
trabalha com você."
3 - "Por que você mesmo não
faz?"
Esse tipo de questionamento
demonstra má vontade em realizar o que lhe foi designado e falta de espírito de
equipe. "Empresas funcionam como uma engrenagem, por isso todos precisam
trabalhar juntos e cooperar uns com os outros", diz Renata Arrepia, da
SBCoaching.
4 - "Prepare-se! Cabeças vão
rolar"
Segundo Andrea Piscitelli, da
FAAP, essa é uma frase comum no ambiente corporativo diante de alguma crise - e
profundamente de mau gosto. "Propõe um tipo de ameaça e deixa o clima
pesado, além de desestabilizar as pessoas que ouviram."
5 - "Depende..."/
"Eu acho que..."
De acordo com os
especialistas, respostas subjetivas em relação a prazos e tarefas solicitados
geram falta de credibilidade.
6 - "Essa reunião não vai
dar em nada"
Segundo Andrea Piscitelli, da
Faap, essa frase atesta pessimismo e falta de abertura para aprender e debater
coisas novas. "Esse tipo de colocação vai contra o profissional moderno,
que deve sempre buscar se aprimorar. Além disso, demonstra certo comodismo por
não desejar novidades na rotina."
7 - "Vou tentar"
Para Edna Bedani, da ABRH, a
afirmação soa como falta de interesse. "Prefira usar 'vou fazer o
possível', pois assim existe uma mensagem de que pode acontecer uma falha no
processo, o que é normal em qualquer situação."
8 - "Isso não é justo"
Frase comum no ambiente de
trabalho, segundo as especialistas, ela não é tão inofensiva quanto parece,
pois demonstra vitimização. "Comparar uma situação a outra ou a um colega
nunca é bom. Retire esse conjunto de palavras de campo e busque o seu
aperfeiçoamento em vez de passar a imagem de vítima."
Por fim, se você é chefe, deve
chamar o subordinado que tem o costume de dizer essas frases e entender o que
está acontecendo. E, se é colega e tem liberdade para tal, deve dar um toque.
"É inevitável que algumas vezes as tristezas pessoais sejam transferidas
para o trabalho. Não podemos conviver com atitudes assim no ambiente de
trabalho, pois atrapalham o processo como um todo", afirma Edna Bedani, da
ABRH.
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Por: Val Kaline
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