quinta-feira, 7 de julho de 2016

Como fazer uma carta de apresentação: passo a passo


Apesar dos processos de seleção estarem cada vez mais informatizados, algumas ferramentas impressas ainda são importantes ou acompanham a tendência e se informatizam também.

A carta de apresentação é um bom exemplo dessa situação. Ela ainda é utilizada da forma convencional, mas também de forma digital, principalmente quando candidatos mandam currículos direto para as organizações com a carta de apresentação no corpo do e-mail.

Confira algumas dicas da Consultora de Carreiras da Catho, Elen Souza, sobre como fazer uma carta de apresentação:

A primeira linha da carta é muito importante: Ela deve prender a atenção do recrutador, sendo diferencial entre as demais. Veja alguns exemplos:
“Sou um profissional com MBA em (nome do curso) pela FGV, inglês fluente e destacada experiência de 12 anos na área Financeira, atuando na… (cite suas principais realizações na área). Busco novos desafios e acredito que sua empresa possa ter interesse em minhas qualificações.”

Depois de ter chamado a atenção do leitor, fale sobre suas experiências profissionais. Observe:
“Minha última experiência foi na multinacional (nome da Empresa), onde conquistei duas promoções, sendo o meu último cargo (cargo e área). Anteriormente atuei na (nome da empresa), como (cargo e área). Entre os principais resultados alcançados destacam-se: ...”

Prossiga a redação da carta com evidências substanciais, por meio das quais a empresa deva considerá-lo para o cargo. Não mencione um único aspecto que não seja positivo ou que não esteja relacionado com o cargo que pretende.

Extraia os pontos fortes do seu currículo e os inclua na carta. Finalize solicitando ao leitor que entre em contato para uma entrevista:
“Estou à disposição para uma entrevista pessoal para que possa descrever, com mais detalhes, minhas experiências.”

Dicas Gerais:


Uma boa carta de apresentação deve:
  • Ser objetiva
  • Conter apenas uma página
  • Destacar os pontos fortes e omitir os pontos fracos do perfil do profissional (por exemplo: inglês básico – o inglês ou é fluente ou não é).




- - -
Por: Roni Silva para Carreira & Sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!