Apesar dos processos de
seleção estarem cada vez mais informatizados, algumas ferramentas impressas
ainda são importantes ou acompanham a tendência e se informatizam também.
A carta de apresentação é um
bom exemplo dessa situação. Ela ainda é utilizada da forma convencional, mas
também de forma digital, principalmente quando candidatos mandam currículos
direto para as organizações com a carta de apresentação no corpo do e-mail.
Confira algumas dicas da
Consultora de Carreiras da Catho, Elen Souza, sobre como fazer uma carta de
apresentação:
A primeira linha da carta é muito importante: Ela deve prender a
atenção do recrutador, sendo diferencial entre as demais. Veja alguns exemplos:
“Sou um profissional com MBA em (nome do curso) pela FGV, inglês
fluente e destacada experiência de 12 anos na área Financeira, atuando na… (cite
suas principais realizações na área). Busco novos desafios e acredito que sua
empresa possa ter interesse em minhas qualificações.”
Depois de ter chamado a atenção do leitor, fale sobre suas experiências
profissionais. Observe:
“Minha última experiência foi na multinacional (nome da Empresa), onde
conquistei duas promoções, sendo o meu último cargo (cargo e área).
Anteriormente atuei na (nome da empresa), como (cargo e área). Entre os
principais resultados alcançados destacam-se: ...”
Prossiga a redação da carta
com evidências substanciais, por meio das quais a empresa deva considerá-lo
para o cargo. Não mencione um único aspecto que não seja positivo ou que não
esteja relacionado com o cargo que pretende.
Extraia os pontos fortes do seu currículo e os inclua na carta.
Finalize solicitando ao leitor que entre em contato para uma entrevista:
“Estou à disposição para uma entrevista pessoal para que possa
descrever, com mais detalhes, minhas experiências.”
Dicas Gerais:
Uma boa carta de apresentação
deve:
- Ser objetiva
- Conter apenas uma página
- Destacar os pontos fortes e omitir os pontos fracos do perfil do profissional (por exemplo: inglês básico – o inglês ou é fluente ou não é).
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Por: Roni Silva para Carreira &
Sucesso
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