Independentemente de sua área
de atuação, o mercado de trabalho atual
tem se tornado cada vez mais competitivo. Exigem-se mais formações
curriculares, mais anos de experiência profissional, fluência em línguas
estrangeiras, empreendedorismo e outras características para as quais nem todo
mundo está preparado. Para te ajudar a se preparar melhor para este cenário de
grande competitividade, leia agora essa lista de dicas que vão te ajudar a ter
mais sucesso em sua carreira.
1. Preocupe-se com o networking em sua área
A preocupação em estabelecer
uma rede de contatos profissionais deve começar desde cedo, seja com amigos de
escola, seja na faculdade. Procure manter contato regular com profissionais dos
mais diferentes tipos, mas dê ênfase às pessoas que trabalham em sua área.
Cafés e almoços ocasionais, além de serem uma boa oportunidade de colocar o
papo em dia, podem ser bons para os negócios!
2. Invista em uma boa formação acadêmica
Sua formação acadêmica vai
muito além da escolha de uma boa instituição de ensino superior para cursar a
graduação. No mercado de trabalho atual, seus estudos precisam ser estendidos
para especializações, MBAs, mestrados e doutorados, a depender das áreas em que
você pretende atuar. Esteja sempre de olho em novos cursos!
3. Não descarte a possibilidade de mudar de carreira
Mudanças de carreira são mais
saudáveis do que você imagina! Não feche os olhos para oportunidades fora de
sua área de trabalho e avalie sempre os prós e contras de uma mudança como
essa. Pode ser que sua formação transdisciplinar seja justamente o que outras
empresas estão buscando no mercado de trabalho atual!
4. Procure ter prazer naquilo que faz
Excelentes profissionais são
aqueles que também gostam do que fazem, não apenas os que realizam seu trabalho
como se fosse mais uma atividade cotidiana. Para colocar isso em prática,
procure escolher o curso certo para você, bem como encontrar em sua área
aquelas atividades que mais te agradam.
5. Tenha uma mente empreendedora para se destacar no mercado de trabalho
atual
Gerentes de equipe e diretores
de empresas estão sempre à procura de mentes empreendedoras para ajudar a
desenvolver seus negócios. Assim, há um reconhecimento maior de profissionais
que buscam inovar no dia a dia da empresa, que não se contentam com resultados
medianos e que estão sempre inquietos no ambiente de trabalho. Leve suas ideias
a seus chefes e demonstre sempre seu interesse pelo desenvolvimento da empresa.
6. Construa uma reputação impecável
Muitas vezes, são pequenas
ações negativas que têm a capacidade de acabar com nossa reputação no ambiente
de trabalho. Por isso, é imprescindível adotar uma postura extremamente ética e
profissional: evite fofocas no ambiente de trabalho; admita seus próprios erros
e deficiências; e evite desentendimentos profissionais. Até mesmo as desavenças
podem ser solucionadas por meio de conversas civilizadas e exercícios de
auto-avaliação.
7. Conheça seus parceiros de trabalho
Saiba exatamente com quem está
trabalhando e estabeleça bons laços profissionais no contexto da empresa. Por
mais que você venha a alçar novos patamares profissionais, trocar de emprego e
mudar de áreas de atuação, esses contatos profissionais deixam um bom histórico
de trabalho que poderá ser valorizado no futuro (indicações profissionais,
reestruturações de equipe, promoções etc.).
8. Leia bastante sobre sua área de atuação
Não há como trabalhar na área
bancária, por exemplo, sem ler e se informar sobre as flutuações do mercado, as
tendências econômicas e as notícias mais recentes desse setor.
Independentemente de sua área de atuação, procure se atualizar e ter uma
perspectiva “macro” sobre o negócio em que atua. Essa percepção mais aguçada é
extremamente valorizada por gerentes e líderes de equipe, mas são poucos os
profissionais que a demonstram no dia a dia das empresas.
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Por: FSG
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