Especialista ensina como se
destacar na organização, obter um novo cargo ou conquistar uma vaga no mercado.
Para se destacar no
competitivo mercado de trabalho é preciso estar preparado – e só qualificação
profissional pode não bastar. Sergio Ricardo Rocha, coach, consultor
empresarial e palestrante, observa que refletir sobre a vida profissional pode
dar novos rumos à carreira.
“Não importa se a pessoa já
está empregada ou se está à procura de uma vaga, ela precisa saber qual é o seu
perfil e analisar tudo o que é preciso para avançar na profissão. Ajustar
comportamentos e atitudes conforme as expectativas do empregador é
fundamental”, ressalta.
Rocha, especialista em
liderança e equipes de alto rendimento, dá seis dicas para melhorar a vida
profissional. Veja agora:
1 – Não tenha medo de mudar
As pessoas são resistentes às
mudanças, mas alterar comportamentos pode ser essencial para progredir. Se você
não consegue visualizar quais pontos exigem um novo posicionamento, pergunte
para pessoas mais experientes no segmento.
2 – Estude
Ampliar os conhecimentos
técnicos e acadêmicos é o caminho certo para conquistar a vaga desejada ou
garantir uma promoção. O ideal é avaliar os conhecimentos que serão úteis na
atuação profissional e começar a estudar o mais breve possível.
3 – Crie uma rede de
relacionamentos
O network deve ser
desenvolvimento dentro e fora da empresa. Participar de congressos, palestras e
workshops são uma boa alternativa para conhecer pessoas do segmento. O
profissional deve permitir que os outros também o conheçam e não se aproximar
somente de pessoas influentes. Ser lembrado com profissionalismo, seriedade e
carisma por todas as pessoas é a melhor estratégia. Na hora certa, o indivíduo
será indicado para quem exerce um cargo de liderança.
Vale lembrar que se deve
oferecer muito antes de pedir algo, ou seja, procure ajudar mais do que pedir
ajuda.
4 – Planeje a carreira
Elaborar um planejamento de
carreira ajuda a visualizar o futuro e a conquistar as metas desejadas. Os
objetivos e as ações para atingi-los devem ser traçados com certa
flexibilidade, já que não há como prever tudo o que pode acontecer nos próximos
meses ou anos. Avalie as experiências acumuladas, reflita sobre as tendências
do setor e identifique o seu lugar neste cenário. A carreira deve ser encarada
como um recurso financeiro: pense no seu valor de mercado atual e quanto quer
valer daqui a alguns anos. E, claro, quais as atitudes necessárias para
viabilizar as mudanças.
5 – Saiba vender
O profissional deve vender a
sua imagem, o seu trabalho, o que ele tem de melhor. Saber as técnicas de
vendas e de negociação pode fazer a diferença na hora de disputar um novo
cargo.
6 – Seja produtivo e faça
propaganda do seu trabalho
As empresas buscam pessoas
comprometidas e produtivas. Os funcionários devem dar o seu melhor, sempre, e
superar os desafios. Mas não adianta fazer um bom trabalho e ninguém saber
disso. Por isso, sempre apresente seus resultados e você começará a ser visto
com outros olhos pelos líderes.
Por: Computer World
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!