terça-feira, 26 de maio de 2015

Os 4 modos de agir no trabalho e como melhorá-los

Os brasileiros são conhecidos como um povo comunicativo. E esse clichê se repete no trabalho: 45% dos profissionais do país se encaixam em um perfil comportamental que tem facilidade para estabelecer vínculos e pouca objetividade para tratar de problemas.

Essa é a conclusão do psicólogo Fernando Seacero, da i9ação, consultoria de São Paulo, com base em treinamentos com mais de 30 000 profissionais. Com base na pesquisa, a empresa mapeou quatro perfis de comportamento.

A metodologia foi desenvolvida por meio de um estudo feito nos anos 70 na universidade americana Massachusetts Institute of Technology (MIT). “Conhecendo seu perfil e o dos outros, você se respeita e entende como tirar o melhor de cada relacionamento profissional”, afirma Fernando. Fazer esse exercício também ajuda a melhorar a produtividade e a solução de problemas.

Conheça as características e os pontos fracos dos diferentes perfis e saiba como se relacionar com cada um deles.

OS CONECTADOS

    ·  A CARACTERÍSTICA: FALAR MUITO
Para essas pessoas, é praticamente impossível trabalhar em um ambiente sem contato com os outros e sem troca interpessoal de informações. Sentem necessidade de verbalizar seus sentimentos, processam melhor os dados por meio da conversa e ficam desmotivadas se alguém não presta atenção.

·    O PONTO FRACO: SER INCONVENIENTE
Nem sempre os colegas estão dispostos a parar de trabalhar para discutir um problema ou bater papo. Por isso, é importante desenvolver o hábito de pensar se aquele é mesmo o melhor momento para conversar. “A facilidade em expressar o sentimento exige certa censura prévia”, diz Luiz Carlos Cabrera, da Amrop Panelli Motta Cabrera, consultoria de recrutamento de São Paulo.

·    COMO LIDAR COM ESSE PERFIL: APROXIME-SE
Quando tiver de tratar de uma questão, prefira a conversa ao e-mail. Mostrar-se presente ajuda o conectado a entender o que deve ser feito. “Ser acessível faz o trabalho render”, diz Ana Pliopas, coach do Hudson Institute, de São Paulo.


O POPULAR

·    A CARACTERÍSTICA: TER POUCA OBJETIVIDADE
Profissionais que têm esse perfil costumam ficar mais preocupados com a maneira como as pessoas reagem a uma informação do que com a informação em si. 

·    O PONTO FRACO: LEVAR TUDO PARA O LADO PESSOAL
Lembre-se de que nem tudo é a respeito de como as pessoas se sentem. Quando estiver preocupado em descobrir por que o colega não está gostando daquela discussão, pergunte-se qual é o objetivo comum e guie-se por isso. Também tome cuidado para não misturar demais trabalho com amizade e confundir os limites entre o que é pessoal e o que é profissional.

·    COMO LIDAR COM ESSE PERFIL: USE EXEMPLOS
“Se você falar só de fatos, essa pessoa não vai escutá-lo”, diz Cabrera. Seja pessoal na comunicação e não tenha medo de dizer quais são suas opiniões e sentimentos a respeito daquilo para complementar os dados objetivos.


OS EMOTIVOS

·    A CARACTERÍSTICA: SER MUITO SENSÍVEL
Esse perfil, principalmente quando mais jovem, é sensível às variações do ambiente e costuma ter a energia drenada caso o clima esteja ruim. Por outro lado, tem muita facilidade para perceber as necessidades e as emoções dos outros.

·    O PONTO FRACO: TER MEDO DE DESAGRADAR
Discussões e brigas são desagradáveis para quem tem esse perfil. Mesmo assim, é necessário estabelecer limites na hora de se relacionar. Engolir sapos porque não quer desagradar pode ser frustrante — é possível discordar com gentileza. “Gerencie os conflitos em vez de evitá-los”, diz Fernando. 

·    COMO LIDAR COM ESSE PERFIL: ESCUTE MAIS
Saiba ouvir o que essas pessoas têm a dizer e as coloque em posição de mediar possíveis diferenças no trabalho. O resultado pode ser uma equipe mais eficiente e satisfeita.


OS REALIZADORES

    ·    A CARACTERÍSTICA: AGIR RAPIDAMENTE
São pessoas que preferem partir para a execução e pensar sobre as decisões só depois. Têm espírito empreendedor.

    ·    O PONTO FRACO: DEIXAR OS OUTROS DE LADO
“Esse perfil não respeita muito o ritmo alheio”, diz Fernando. Mas sem trabalho em equipe é impossível viabilizar projetos. A saída: controlar o ímpeto de resolver tudo rapidamente — ouvir o que os outros têm a dizer antes de colocar a mão na massa é um bom exercício. 

   ·  COMO LIDAR COM ESSE PERFIL: VÁ DIRETO À QUESTÃO
O melhor é falar o mais importante primeiro e estar munido de vários dados e fatos para obrigar a pessoa a desacelerar, caso seja necessário.


OS DETALHISTAS

·    A CARACTERÍSTICA: REFLETIR ANTES DE AGIR
Gostam de ver como as coisas funcionam e detestam tirar conclusões apressadas. 

·    O PONTO FRACO: SER INDIVIDUALISTA
Na hora de agir, as pessoas com esse perfil se esquecem dos envolvidos em um problema e pensam só nos dados concretos. Mas isso não é produtivo. Muitas vezes, as percepções das pessoas são cruciais para uma solução ou inovação. “Encare as opiniões alheias como outro dado a ser analisado”, diz Cabrera.

·   COMO LIDAR COM ESSE PERFIL: ATENHA-SE AOS FATOS
Use dados concretos, mas também ajude a pessoa a perceber que, às vezes, os sentimentos dos outros têm um peso importante nas escolhas.




OS OBSERVADORES

·    A CARACTERÍSTICA: ANALISAR COM PROFUNDIDADE
Também são tipos analíticos. Apesar de recolher detalhes objetivos, costumam levar em consideração os dados emocionais.

·    O PONTO FRACO: RETARDAR A ENTREGA
Esse tipo tem um ritmo de produção mais lento, que costuma acelerar apenas perto do prazo. A necessidade de passar cada detalhe a limpo torna difícil mostrar para os outros que os resultados serão entregues. O conselho é informar colegas e chefes sobre o andamento do trabalho.

·    COMO LIDAR COM ESSE PERFIL: TENHA PACIÊNCIA
Contextualize as informações ao conversar com quem é assim e respeite o ritmo. “As organizações pressionam para agir mais rapidamente, e não dá certo”, diz Cabrera. “Tendo liberdade, essa pessoa faz um trabalho muito bom em evitar erros.”



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Por: Bárbara Nór

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