Os brasileiros são conhecidos como um povo comunicativo.
E esse clichê se repete no trabalho: 45% dos profissionais do país se encaixam
em um perfil comportamental que tem facilidade para estabelecer vínculos e
pouca objetividade para tratar de problemas.
Essa é a conclusão do psicólogo Fernando Seacero, da
i9ação, consultoria de São Paulo, com base em treinamentos com mais de 30 000
profissionais. Com base na pesquisa, a empresa mapeou quatro perfis de
comportamento.
A metodologia foi desenvolvida por meio de um estudo
feito nos anos 70 na universidade americana Massachusetts Institute of
Technology (MIT). “Conhecendo seu perfil e o dos outros, você se respeita e
entende como tirar o melhor de cada relacionamento profissional”, afirma
Fernando. Fazer esse exercício também ajuda a melhorar a produtividade e a
solução de problemas.
Conheça as características e os pontos fracos dos
diferentes perfis e saiba como se relacionar com cada um deles.
OS CONECTADOS
· A CARACTERÍSTICA: FALAR MUITO
Para essas pessoas, é praticamente impossível trabalhar
em um ambiente sem contato com os outros e sem troca interpessoal de
informações. Sentem necessidade de verbalizar seus sentimentos, processam
melhor os dados por meio da conversa e ficam desmotivadas se alguém não presta
atenção.
· O PONTO FRACO: SER INCONVENIENTE
Nem sempre os colegas estão dispostos a parar de
trabalhar para discutir um problema ou bater papo. Por isso, é importante
desenvolver o hábito de pensar se aquele é mesmo o melhor momento para
conversar. “A facilidade em expressar o sentimento exige certa censura prévia”,
diz Luiz Carlos Cabrera, da Amrop Panelli Motta Cabrera, consultoria de
recrutamento de São Paulo.
· COMO LIDAR COM ESSE PERFIL: APROXIME-SE
Quando tiver de tratar de uma questão, prefira a conversa
ao e-mail. Mostrar-se presente ajuda o conectado a entender o que deve ser
feito. “Ser acessível faz o trabalho render”, diz Ana Pliopas, coach do Hudson
Institute, de São Paulo.
O POPULAR
· A CARACTERÍSTICA: TER POUCA OBJETIVIDADE
Profissionais que têm esse perfil costumam ficar mais
preocupados com a maneira como as pessoas reagem a uma informação do que com a
informação em si.
· O PONTO FRACO: LEVAR TUDO PARA O LADO PESSOAL
Lembre-se de que nem tudo é a respeito de como as pessoas
se sentem. Quando estiver preocupado em descobrir por que o colega não está
gostando daquela discussão, pergunte-se qual é o objetivo comum e guie-se por
isso. Também tome cuidado para não misturar demais trabalho com amizade e
confundir os limites entre o que é pessoal e o que é profissional.
· COMO LIDAR COM ESSE PERFIL: USE EXEMPLOS
“Se você falar só de fatos, essa pessoa não vai
escutá-lo”, diz Cabrera. Seja pessoal na comunicação e não tenha medo de dizer quais
são suas opiniões e sentimentos a respeito daquilo para complementar os dados
objetivos.
OS EMOTIVOS
· A CARACTERÍSTICA: SER MUITO SENSÍVEL
Esse perfil, principalmente quando mais jovem, é sensível
às variações do ambiente e costuma ter a energia drenada caso o clima esteja
ruim. Por outro lado, tem muita facilidade para perceber as necessidades e as
emoções dos outros.
· O PONTO FRACO: TER MEDO DE DESAGRADAR
Discussões e brigas são desagradáveis para quem tem esse
perfil. Mesmo assim, é necessário estabelecer limites na hora de se relacionar.
Engolir sapos porque não quer desagradar pode ser frustrante — é possível
discordar com gentileza. “Gerencie os conflitos em vez de evitá-los”, diz
Fernando.
· COMO LIDAR COM ESSE PERFIL: ESCUTE MAIS
Saiba ouvir o que essas pessoas têm a dizer e as coloque
em posição de mediar possíveis diferenças no trabalho. O resultado pode ser uma
equipe mais eficiente e satisfeita.
· A CARACTERÍSTICA: AGIR RAPIDAMENTE
São pessoas que preferem partir para a execução e pensar
sobre as decisões só depois. Têm espírito empreendedor.
· O PONTO FRACO: DEIXAR OS OUTROS DE LADO
“Esse perfil não respeita muito o ritmo alheio”, diz
Fernando. Mas sem trabalho em equipe é impossível viabilizar projetos. A saída:
controlar o ímpeto de resolver tudo rapidamente — ouvir o que os outros têm a
dizer antes de colocar a mão na massa é um bom exercício.
· COMO LIDAR COM ESSE PERFIL: VÁ DIRETO À QUESTÃO
O melhor é falar o mais importante primeiro e estar
munido de vários dados e fatos para obrigar a pessoa a desacelerar, caso seja
necessário.
OS DETALHISTAS
· A CARACTERÍSTICA: REFLETIR ANTES DE AGIR
Gostam de ver como as coisas funcionam e detestam tirar
conclusões apressadas.
· O PONTO FRACO: SER INDIVIDUALISTA
Na hora de agir, as pessoas com esse perfil se esquecem
dos envolvidos em um problema e pensam só nos dados concretos. Mas isso não é
produtivo. Muitas vezes, as percepções das pessoas são cruciais para uma
solução ou inovação. “Encare as opiniões alheias como outro dado a ser
analisado”, diz Cabrera.
· COMO LIDAR COM ESSE PERFIL: ATENHA-SE AOS FATOS
Use dados concretos, mas também ajude a pessoa a perceber
que, às vezes, os sentimentos dos outros têm um peso importante nas escolhas.
OS OBSERVADORES
· A CARACTERÍSTICA: ANALISAR COM PROFUNDIDADE
Também são tipos analíticos. Apesar de recolher detalhes
objetivos, costumam levar em consideração os dados emocionais.
· O PONTO FRACO: RETARDAR A ENTREGA
Esse tipo tem um ritmo de produção mais lento, que costuma
acelerar apenas perto do prazo. A necessidade de passar cada detalhe a limpo
torna difícil mostrar para os outros que os resultados serão entregues. O
conselho é informar colegas e chefes sobre o andamento do trabalho.
· COMO LIDAR COM ESSE PERFIL: TENHA PACIÊNCIA
Contextualize as informações ao conversar com quem é
assim e respeite o ritmo. “As organizações pressionam para agir mais
rapidamente, e não dá certo”, diz Cabrera. “Tendo liberdade, essa pessoa faz um
trabalho muito bom em evitar erros.”
. . .
Por: Bárbara Nór
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