Muitas pessoas tem dúvida de como se exercitar para ganhar fluência em inglês e em qualquer outro idioma. Então vamos falar sobre isso no post de hoje, numa dica vinda do site “Inglês na Ponta da Língua”.
Essa atividade é inspirada em um famoso programa da BBC Radio chamado “Just A Minute”. No programa, os convidados (competidores) têm apenas um minuto (just a minute) para falar sobre o tema dado pelo apresentador. Os temas são variados e o convidado, ao falar, não pode hesitar (ficar sem falar nada), repetir palavras (ou mesmo sentenças e ideias) e nem mudar o rumo da conversa. Em inglês, as regras são:
No hesitation. No repetition. No deviation.
No programa, os competidores adversários desafiam (challenge) a pessoa que está falando. Os desafios ocorrem quando eles acham que a pessoa quebrou uma das regras: hesitou, repetiu palavras ou mudou o assunto. Para você ter um ideia, ouça como é esse programa, clicando aqui. Vale também como uma forma de treinar seu ouvido.
Porém, você está ‘estudando’ inglês. Não é um ‘falante nativo’ da língua. Então, como fazer essa atividade sem muitas exigências e medos e assim desenvolver a tal da fluência em inglês? É muito simples, veja essas dicas:
Estudante de Nível Básico:
Com pouco vocabulário, esse aluno tem pouco envolvimento com a língua, então deve ir com calma. Ao invés de um minuto, estabeleça o prazo de 15 segundos para falar sobre um tema específico, tais como:
1) Apresentar-se;
2) Falar de um membro da sua família;
3) Falar sobre três coisas que gosta de fazer;
4) Falar sobre seu trabalho;
5) Falar sobre sua escola / faculdade / curso;
6) Falar sobre três coisas que não gosta.
Enfim, escolha um tema por vez e fale sobre ele em apenas 15 segundos. Com o passar do tempo, vá aumentando progressivamente a quantidade de segundos para 30, 45 e 60.
Estudantes de Níveis Intermediário e Avançado:
Esses alunos já devem começar com 60 segundos. Quanto mais avançado for seu nível, mais exigente você deverá ser em relação à complexidade dos temas, por exemplo:
1) Os avanços na área de telefonia móvel nos últimos 10 anos;
2) O sistema educacional em nosso país;
3) A relação social entre homens e mulheres nos dias de hoje;
4) Três razões pelas quais eu gostaria de mudar de emprego.
Não precisa ser nada muito complexo. Mas, seja um pouco mais exigente.
No início, procure falar durante algum tempo sobre os temas que você encontra em livros, por exemplo. Com o tempo, vá complicando um pouco para melhorar seu vocabulário e a naturalidade ao falar inglês. Embora o início seja algo bem acanhado, com o tempo você vai adquirir confiança e vai notar que sua fluência está cada vez melhor.
Antes de fazer essa atividade, é bom fazer uma pequena lista de palavras, expressões, sentenças, phrasal verbs, estruturas gramaticais e o que mais for preciso para falar sobre o tema escolhido. Antes de começar a treinar, estude suas anotações, pratique a pronúncia, repita sentenças e palavras em voz alta.
Uma dica boa é gravar a própria voz e comparar os áudios. Ao ouvir as gravações, você poderá facilmente corrigir a pronúncia, a entonação, o tom de voz e coisas assim. Fale sobre os mesmos temas em um intervalo de sete dias e compare as gravações para perceber e avaliar seu desempenho. As gravações ajudam a perceber se sua fluência em inglês está melhorando ou não.
Pratique e boa sorte!
. . .
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!