quinta-feira, 26 de maio de 2016

O que é dispensável em um Currículo

A ideia desse texto surgiu ao analisar diariamente vários currículos que recebemos aqui na Interatech todos os meses. A grande maioria dos currículos trazem informações totalmente desnecessárias!

É importante lembrar que o currículo é um documento que é a porta de entrada para a busca de emprego. Nele precisam conter informações que despertem o interesse do recrutador. Nada adianta ter várias qualificações se você vacilar em itens básicos.

Podemos te garantir que são nos detalhes que um candidato é eliminado. É preciso ter a percepção de que, dependendo do porte da empresa, são milhares de currículos que o setor responsável recebe diariamente, portando as empresas já criam um processo de funil ao passar os olhos em cada currículo.

Vamos comentar agora os erros mais comuns nos currículos que recebemos, começando com os mais graves:



  1 – Cursos fora da área de atuação ou defasados  
Sabemos que todas as empresas e, em especial o recrutador, valoriza muito uma formação constante, com cursos de aperfeiçoamento durante toda a trajetória da pessoa. Porém, é preciso ter uma lógica.
A falta de critério nessa trajetória é eliminação certa! Cursos defasados, nem se fala.
Por exemplo, um Curso de Informática Básica deve estar atualizado (Windows 2013 etc) ou o seu histórico profissional tem que passar essa ideia.

  2 - Preferência de cargo ou área de atuação  
Esse tópico é bastante simples de explicar. Sempre mencione sua área de atuação, pois você aumenta em muito seu leque de opções dentro da empresa. Ao citar o cargo pretendido, você corre o risco de ser eliminado (exceto se a empresa recrutadora esteja oferecendo a vaga para um cargo determinado).

  3- Características comportamentais  
Dar uma ideia do seu perfil para o recrutador é muito importante, porém lembre-se sempre de
colocar somente características que são realmente suas que fazem a diferença.
Informe resultados alcançados por ter tais caraterísticas. Cite algo que você fez que realmente fez a diferença.

  4 - Não descuide do português  
Lembre-se você não está no SMS ou qualquer outro aplicativo de envio de mensagem. Muito menos em redes sociais! Dependendo da falha na escrita você pode ser desclassificado.

Dicas finais:

O currículo precisa ter informações e iscas suficientemente interessantes para que você passe pela primeira etapa, que é ser chamado para o processo seletivo. Lembre-se, são as coisas mais simples que fazem você chegar ao topo!

Sacada final para reflexão: Como anda a SAÚDE do seu currículo?




. . .
Por: Elyson Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!