quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Boas dicas de motivação no trabalho

Motivação no trabalho: Copie os hábitos das pessoas produtivas!


Você sabia que os primeiros 15 minutos da sua jornada de trabalho definem o ritmo do resto do seu dia? Ou seja, se você já começar o dia confuso com as suas (muitas) tarefas, dificilmente irá conseguir lidar com os desafios que surgem ao longo do dia sem que isso afete sua produtividade e motivação no trabalho.

Por isto, listamos oito hábitos que as pessoas produtivas fazem nos seus primeiros 15 minutos do dia para você se inspirar e se manter produtivo pelos outros muitos minutos depois:

1. Procure estabelecer uma rotina
Segundo um artigo publicado pela LifeHack, pessoas produtivas sabem da importância de trabalhar cedo.  Por isto,  ao invés de correr para o trabalho, saia de casa cedo e vá para o escritório calmamente. Assim você não corre o risco de se estressar com o trânsito nem com outro imprevisto que possa surgir no caminho. Definir um ritmo relaxante desde o início é fundamental para estar pronto para produzir com motivação no trabalho.

2. Não faça tudo ao mesmo tempo
As pessoas que são bombardeadas por vários fluxos de informação não conseguem prestar atenção e executar tarefas com a mesma qualidade que aquelas que realizam uma tarefa de cada vez, ou seja, com foco. Os “multitarefas” frequentes têm um pior desempenho ao longo do dia porque têm mais dificuldade em organizar os seus pensamentos e filtrar as informações irrelevantes. A verdade é que, quando se tenta fazer duas coisas ao mesmo tempo, seu cérebro não tem capacidade para executar ambas as tarefas com o mesmo sucesso.

3. Planeje-se
Reveja sua lista de tarefas no início do dia para traçar estratégias mentais de como executá-las. Pessoas produtivas se decepcionam se planejam mais tarefas do que conseguem realizar no dia. Por isso, identifique as três mais importantes e planeje-se.

4. Coloque seu celular no modo silencioso
Nenhum dos seus colegas de trabalho é obrigado a conviver com toques telefônicos escandalosos ou o barulho irritante de teclas enquanto você troca mensagens. Esse tipo de coisa desconcentra qualquer um de seu trabalho, inclusive você. Por isso, ao chegar no escritório, coloque seu celular no silencioso ou no modo vibratório.

5. Priorize tarefas
Tudo é urgente. Mas há coisas mais urgentes que outras – e não se pode só ficar apagando incêndio. O importante de hoje pode virar urgente amanhã. Então, que tal executar o importante na data planejada para ele? Quem é produtivo de verdade sabe detectar que os incêndios estão atrapalhando seu desempenho, e está disposto a ignorar ou a delegar as coisas que se colocam no seu caminho.

6. Respire e relaxe
Segundo uma entrevista realizada por Oprah Winfrey, respirar profundamente fornece oxigênio para o cérebro. Isso faz você pensar de forma mais clara e permite que você seja mais calmo. Profissionais de sucesso, como Oprah Winfrey e Arianna Huffington, fazem esse tipo de relaxamento pela manhã e garantem encontrar muito mais motivação para o trabalho ao longo do dia.

7. Dê espaço aos seus colegas de trabalho
Pessoas produtivas não falam com os seus colegas sobre questões de trabalho na primeira parte da manhã. Curioso, né? Respeitar o tempo dos outros é saber que seus colegas, assim como você, também precisam de tempo para se preparar para o seu longo dia de trabalho produtivo.


8 . Coloque a tecnologia a seu favor
Pessoas produtivas não permitem que o e-mail seja uma constante interrupção, então não é necessário checá-lo a todo momento. Certo? Você pode eliminar a tarefa de receber e enviar demandas para sua equipe via e-mail ao implementar um software de gestão. Com um gestor online, outras atividades burocráticas, como o preenchimento de planilhas de horas, são eliminadas e seus colaboradores terão mais tempo para fazer o que importa, como no item 5.



- - -
Por: Mariana Whitehead para o Blog da Run Run It

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!