quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Como se diferenciar no mercado de trabalho atual

Especialista da Unicesumar dá dicas sobre como se destacar na procura de trabalho


A disputa por uma colocação no mercado de trabalho tem ficado cada vez mais acirrada e os candidatos precisam estar preparados, pois qualificação, experiência e características de personalidade são cada vez mais observadas como diferenciais nas empresas.

Segundo a diretora da Faculdade Cesumar de Curitiba, pertencente ao Grupo Educacional Unicesumar, e psicóloga com mestrado em Recursos Humanos, Cristiane Mello David, para se tornar competitivo no atual mercado de trabalho é importante que os candidatos busquem o aprimoramento das qualificações profissionais. “Isso é o essencial, principalmente para aqueles candidatos que não possuem muita experiência”, conta. “No cenário atual, o mercado acaba colocando essas pessoas no mesmo patamar daqueles profissionais com muita qualificação na disputa pelas vagas. E, nesse caso, quem não é qualificado pode encontrar dificuldades em se recolocar”, explica.

Perfil

Outros pontos importantes que as empresas têm buscado nos candidatos está relacionado ao perfil de personalidade, nos quais se destacam: pessoas criativas e que saibam trabalhar em equipe; pessoas preparadas para lidar com frustrações do dia a dia; que possuam iniciativa, proatividade e busquem resultados; e tenham perfil de liderança, não só para a gestão de equipes, mas também para a coordenação de projetos nos quais esteja envolvido. “Além disso, quem está em busca de uma nova oportunidade de emprego deve estar atento à forma de se vestir, se portar e, principalmente, se comunicar”, alerta.

Escassez de vagas

Com a escassez de vagas, os salários também seguiram o mesmo caminho e sofreram uma redução significativa. “Antes tínhamos uma certa concorrência das empresas pelos profissionais, mas agora vemos o cenário o contrário”, comenta Cristiane. Segundo a especialista, muitos profissionais estão tendo que se enquadrar nas poucas vagas existentes, ganhando até menos para retornar ao mercado. “É importante entrar nas empresas e mostrar suas competências, para ser reconhecido e atingir ganhos melhores com o passar do tempo”, frisa.


. . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!