Muitas pessoas estão utilizando a rede Linkedln para
fazer contatos profissionais, enviar currículos etc. Fundado em dezembro
de 2002, o LinkedIn é uma das redes sociais mais famosas do mundo. Diferente de
outras plataformas, no entanto, o foco aqui é manter relações corporativas e
contatos de trabalho.
Com a função de conectar os recrutadores das empresas a
funcionários em potencial, a plataforma atrai todo ano diversos jovens em busca
de um novo emprego. Para se ter uma ideia, hoje o LinkedIn conta com cerca de
400 milhões de usuários ativos – e muitos deles cometem os mesmos erros na hora
de preencher seus perfis.
Em São Paulo, um workshop recente realizado a partir de
parceria entre Linkedin e Na Prática – Portal da Fundação Escolar ensinou
como eliminar os erros mais comuns e transformar sua página para melhor. A
seguir, confira as dicas de Fernanda Brunsizian, gerente de comunicação da
rede, para fazer o seu perfil saltar aos olhos dos recrutadores:
1. Perfis com
foto são 14 vezes mais vistos
O retrato não precisa ser necessariamente formal: leve em
conta seu meio de trabalho (é formal ou informal, por exemplo?) e, principalmente,
sua identidade.
2. Defina bem
sua profissão para facilitar buscas
Se for estudante, a dica é colocar estudante mesmo, visto
que é a palavra que recrutadores buscam quando procuram alguém nessa etapa da
vida. Também é possível colocar um slogan que defina sua personalidade, como
“apaixonado por startups”.
3. Tenha
perfis em mais de um idioma
O LinkedIn oferece a possibilidade de abrigar perfis em
línguas diferentes dentro da mesma URL. Basta clicar na seta ao lado do botão
“Ver perfil como” e selecionar a opção “Criar perfil em outro idioma”. O site
espelha as informações atuais e você só precisa traduzi-las.
4. Personalize sua
URL e apareça antes no Google
Ao customizar o link com seu nome profissional, você
ganha uma assinatura mais concisa e sobe nas pesquisas. Para editar, selecione
o ícone de ajuste ao lado da URL que o LinkedIn disponibiliza, logo abaixo da
foto. Se seu nome for muito comum e você não se incomodar, opte pelo mais
exótico para se destacar entre os homônimos.
5. Fotos de
fundo devem ser profissionais
Evite colocar fotos de viagem ou imagens muito pessoais.
Prefira ambientes neutros e escritórios.
No LinkedIn, é possível optar por olhar perfis sem que se
saiba que foi você. A dica é usar esta função quando o tráfego de visitas de
volta não for proveitoso, como em pesquisas pessoais ou de trabalho. Caso
esteja se preparando para uma entrevista de emprego ou um projeto, use
visualização pública para estudar os perfis dos envolvidos – isso mostra
proatividade.
7. Invista em um
bom resumo
Para criá-lo, imagine que um recrutador pediu o seguinte:
“conte-me quem é você”. Simples assim.
8. Use os
recursos audiovisuais para se diferenciar
A ferramenta é especialmente boa para profissões visuais,
como arquitetura ou design. Também é bom atualizar os arquivos de vez em
quando, para o perfil não parecer parado.
9. Não se
esqueça de preencher outros campos
Como causas, organizações filantrópicas e projetos de
voluntariado. As empresas também observam esta parte.
10. Quer
conhecer alguém ou alguma empresa e tem uma conexão em comum?
Peça para essa pessoa fazer a introdução.
11. Teste
seus talentos de publicação
O Brasil foi o segundo mercado a receber a ferramenta de
postagens do LinkedIn, em abril de 2015, e já se tornou líder mundial de uso. A
ideia é transformar seu perfil em um blog. Se bem feitos, seus escritos podem
se tornar conhecidos entre suas conexões, as conexões delas e assim por diante,
transformando-o em um “Influencer”. Lembre-se de ter bom senso: esta continua
sendo uma rede profissional.
12. Interaja
com suas conexões
Mandar parabéns por um novo emprego, por exemplo, faz
parte da manutenção de um relacionamento.
13. Explore o
Slideshare.net/LinkedInBrasil
O site mantém uma página com diversos recursos
disponíveis para download, como pesquisas de tendências de mercado e guias de
uso.
Para todas as etapas
Segundo Fernanda, a presença de jovens brasileiros na
rede vem crescendo – e o número de recrutadores em busca de estagiários e
trainees também. “Existem empresas que só contratam pelo LinkedIn”, diz.
Mas muitos desses perfis são genéricos ou incompletos, e
os empregadores encontram dificuldades na hora da avaliação. “É difícil avaliar
um estudante, então o perfil funciona como uma carta de apresentação”, resume
Fernanda.
Um bom perfil é sinal de interesse, dedicação e
preocupação com o contexto profissional, explica ela, e é possível em qualquer
fase. Mesmo que um estudante tenha pouca ou nenhuma experiência profissional,
ela garante que há um jeito de deixar a página atraente.
Capriche no resumo e, se achar que vale a pena, peça
depoimentos sobre suas conquistas e personalidade para professores e colegas. E
vá com calma nas conexões. “A maior ingenuidade dos jovens é aceitar qualquer
pessoa, porque no LinkedIn o que vale é a qualidade da rede”, conclui Fernanda.
“É através dela que você recebe as informações sobre o mercado.”
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Por: Ana Pinho para Fundação Estudar
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