quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Como procurar a carreira certa


Ó céus, para onde vou?


Elaborar estratégias de crescimento ou de mudança e tomar decisões sobre a própria carreira nunca foi fácil. Atualmente, somos convidados a fazê-lo com frequência cada vez maior ao longo de nossas trajetórias a fim de respondermos às inúmeras exigências de um mercado complexo, competitivo e em acelerada mutação. Esta realidade fez surgir a oferta de serviços profissionais no campo da ajuda para a carreira.

Certamente, você já ouviu falar em orientação vocacional, orientação profissional, reorientação de carreira, coaching, outplacement. Mas, sabe o que significam? Embora muitos os utilizem como sinônimos existem diferenças básicas que os distinguem. Um esclarecimento neste sentido pode ser útil, caso queira procurar por algum deles.

O pioneirismo neste campo fica por conta da orientação vocacional, que surgiu entre as décadas de 1960 e 1970 com o objetivo de auxiliar estudantes na escolha da futura profissão. Esta modalidade de suporte se mantém até hoje e passou a ser mais conhecida como orientação profissional (OP). Após os anos 1990, com as mudanças no mercado e seus reflexos nas carreiras, os serviços de OP tomaram fôlego, ampliando-se para o longo da vida profissional: passaram a atender estudantes de cursos superiores, profissionais formados, jovens ou com muita experiência no mercado, culminando com o auxílio para a ocupação após aposentadoria.

A questão central da OP é que o sujeito tem dúvidas a respeito do que fazer em termos profissionais (devo mudar parcialmente? radicalmente? fiz a escolha certa? não gosto mais do que faço, mas também não sei o que fazer etc.) ou não sabe quais caminhos seguir nem como efetivar a mudança. Autoconhecimento e elaboração de um projeto do que fazer são parte integrante deste processo. É igualmente chamado de reorientação de carreira.

O coaching trata do desenvolvimento de competências necessárias à progressão de carreira. O profissional sabe a direção e procura suporte para a aquisição de habilidades que alavanquem o seu desempenho e crescimento no ambiente de trabalho.

O serviço de outplacement (recolocação) ajuda quem perdeu o emprego ou deseja trocá-lo por outro. Assessora o cliente em atividades de busca de informação sobre o mercado, redação de currículos, construção e utilização de redes de apoio, procura de emprego e preparação para entrevistas.

São diferentes suportes para diferentes necessidades, porém, igualmente importantes desde que realizados com profissionais éticos e competentes.



- - -
Por: Sandra Loureiro, professora da PUC e psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!