quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Como a música afeta a produtividade



Selecionamos um post muito bacana do blog ToDoist. Veja como a música pode influenciar na sua produtividade no trabalho e até mesmo nos estudos.


Muitas pessoas gostam de escutar música durante o trabalho e ao estudar. E não importa o estilo: clássico ou eletrônico, a verdade é que cada um tem a sua própria trilha musical preferida para produzir.

Bem, e se você ainda não tem uma, experimente adicionar “Ouvir Música” à sua lista de tarefas de hoje em Todoist: estudos afirmam que ouvir música durante o trabalho de fato tem um impacto positivo sobre a nossa produtividade.

É o que afirma Teresa Lesiuk (2005) que estudou o efeito que ouvir música gera em nossa performance no trabalho, e descobriu que “há de fato uma melhora no humor e uma percepção mais aguçada ao desenvolver tarefas quando trabalhamos”. Os resultados mostraram que a qualidade do trabalho era menor quando nenhuma música era tocada, e que indivíduos em geral gastavam mais tempo em uma única tarefa quando a faziam em absoluto silêncio. Por outro lado, aqueles que escutavam música durante o trabalho terminavam suas tarefas mais rapidamente e em geral propunham melhores ideias.


Há alguns detalhes, entretanto: um artigo na Revista Psychology Today acrescentou que, enquanto ouvir música durante o trabalho para uns era extremamente positivo, para outras pessoas tornava-se uma distração, e que por isso era necessário considerar diversas variáveis na hora de escolher a melhor música para um ambiente de trabalho. Por exemplo: utilize músicas instrumentais, sem vozes ou palavras cantadas, para evitar que interfiram em tarefas que envolvam linguagem.

Silêncio é, por assim dizer, um tipo de música e pode ser tão eficaz quanto uma. Se música o distrai, por exemplo, tente um fundo com sons de natureza. Ouça apenas as músicas que você gosta, porque essas que o farão se sentir melhor. Experimente ouvir músicas com diferentes compassos e ritmos, pois isso pode ajudá-lo a mudar o seu estado de espírito de acordo, e com isso ajudá-lo com tarefas que necessitem um determinado tipo de energia ou ânimo.

Assim como tudo, faça também intervalos musicais. Uma mudança no ambiente, mesmo de forma sonora, pode fazer uma grande diferença na hora de produzir.

E com isso, sugerimos Focus@Will, nossa mais recente descoberta para ajudar a centrar melhor em suas tarefas. É uma ferramenta web baseada em neurociência que usa uma sequência de músicas instrumentais para aumentar a atenção a uma tarefa, como trabalhar, estudar, escrever ou ler (os níveis de atenção chegam a 400%). É altamente recomendado para alguém que precisa ser produtivo para já, seja por causa de um trabalho com prazo de entrega, seja por causa de um estudo para prova.

A equipe que está por trás de Focus@Will trabalhou com pesquisadores da UCLA para entender como diferentes músicas no background podem influenciar a motivação, e como diferentes gêneros musicais podem ajudar as pessoas a “acessar” a sua própria zona de concentração onde são mais produtivas. De acordo com o site da companhia, a sequência de músicas de focus@will foi formulada com atenção especial a características como velocidade e som para influenciar positivamente as atividades cerebrais e, com isso, aumentar o foco e a atenção.

Utilizando um acervo musical curado por cientistas, o Focus@Will funciona com ciclos de 100 minutos de música selecionados para maximizar a concentração.
E como Todoist está comprometido em alavancar ferramentas de tecnologia que promovam uma melhor produtividade, é um enorme prazer dividir com vocês essa sugestão!





- - -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!