O neurocientista e autor americano Daniel Levitin explica por que se organizar nos ajuda a ser mais produtivos
O segredo para lidar com um
mundo hiperconectado e com excesso de informações é saber como ser organizado.
É o que defende o neurocientista americano Daniel Levitin em seu livro “A Mente Organizada - como pensar com
clareza na era da informação” (Ed. Objetiva, 2015). Para ele, quem não se
organiza, corre o risco de deixar que os outros escolham o que será o foco de
atenção no dia a dia. E também acabar se estressando mais. “Muitos vão para
casa no fim do dia com a sensação de que não fizeram o suficiente e continuam
com a cabeça no trabalho - e, quando estão no trabalho, ficam pensando sobre
sua casa, sobre a família”, diz Daniel. “Não é uma boa maneira de viver, é
frustrante!”.
• Por que a organização é tão importante?
Ser organizado significa ser
capaz de focar no que é mais importante e fazer aquilo que for prioritário. Se
não nos organizamos e não definimos objetivos, deixamos o mundo externo decidir
as prioridades. Então não somos capazes de escolher em que iremos prestar
atenção. Entre Whatsapp, Facebook e e-mails, você estará deixando essas coisas
interromperem seu fluxo. Você poderia, por exemplo, ter um tempo de descanso ou
um tempo de qualidade com sua esposa, mas em vez disso está constantemente vendo
o celular. É muito difícil manter o foco quando há muitas coisas disputando sua
atenção. Pessoas produtivas desligam todas as fontes desnecessárias quando
decidem focar em outra coisa.
• Então se organizar é também uma questão de ter mais controle sobre as
coisas?
Sim. Se você escreve as coisas
que precisa fazer e as prioriza, então você se sente muito mais no controle das
coisas, mais focado e portanto mais relaxado. Você não estará constantemente
pensando se tem alguma outra coisa que você deveria estar fazendo.
• As empresas estão dando autonomia para os funcionários priorizarem as
tarefas no seu dia a dia?
Muitas. Nos Estados Unidos é
uma tendência. Mesmo organizações militares, que sempre foram conservadoras,
têm dado mais autonomia e oportunidade para as pessoas tomarem a iniciativa. É
como os japoneses têm feito por muito tempo, deixando que as pessoas, mesmo as
que estão embaixo na hierarquia, tenham mais liberdade para organizar suas tarefas
e prazos. Se você contrata boas pessoas, isso funciona.
• E o que fazer quando estamos no trabalho e estamos cansados, dispersos
e sem energia, mas com prazo para entregar?
Em qualquer relacionamento,
comunicação é muito importante. Eu diria para tentar fazer um acordo com seu
chefe para mudar o prazo. Se você se sente sobrecarregado, sua atenção começa a
divergir e é muito difícil continuar. Normalmente, nessa hora, vamos buscar um
café. Mas vai chegar um ponto em que seu cérebro simplesmente não aguenta mais
estímulo. É aquela última xícara de café que é ruim para você. Acho que se seu
cérebro chegou ao ponto de não conseguir se focar, é preciso fazer uma pausa.
Mas uma pausa de verdade, não surfar na internet, mas fazer uma caminhada, ler
um livro. O ideal é fazer isso durante cerca de 15 minutos, de duas a três
vezes por dia. Fazendo isso, você será muito mais produtivo no resto do tempo.
Inclusive, tem uma regra de que controladores de avião, ao tomar uma pausa, não
são permitidos a ficar com os olhos em uma tela, seja celular ou computador.
Porque isso não descansa o cérebro, só desgasta mais.
• Como a organização pode ajudar nossa inteligência emocional?
As emoções têm um propósito
importante. O objetivo é saber gerenciá-las melhor. Uma das emoções que
sentimos muito esses dias é frustração ou raiva quando as coisas não vão do
jeito que queremos. Não podemos controlar tudo, mas temos uma chance melhor se
nos organizarmos com antecedência. Por exemplo, em uma viagem, posso prever o
que farei caso meu passaporte seja roubado. Posso planejar para as possíveis
coisas ruins que podem acontecer e estar mais preparado e reagir melhor caso elas
acontecem.
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Por: Bárbara Nór para a revista Você SA
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