terça-feira, 14 de outubro de 2014

Conheça a história do Halloween


A Data de 31 de Outubro é mundialmente conhecida como o "Dia das Bruxas" ou "Halloween", que é uma festa típica que acontece nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos. Mas de onde surgiu esse misterioso e sinistro costume?


O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos.

A palavra Halloween teve origem na Igreja católica, a partir da tradição do dia 1 de novembro, o Dia de Todos os Santos, no qual se comemora a honra aos santos. O nome, na realidade, é uma versão encurtada de "All Hallows' Even" (Noite de Todos os Santos), que era véspera do Dia de Todos os Santos (All Hallows' Day). 

"Hallow" é uma palavra do inglês antigo para "pessoa santa" e o dia de todas as "pessoas santas" é apenas um outro nome para Dia de Todos os Santos. Com o tempo, as pessoas passaram a se referir à Noite de Todos os Santos, "All Hallows' Even", como "Hallowe'en" e mais tarde, simplesmente "Halloween".

O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano novo celta. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos ao pasto e a renovação de suas leis. Nesse dia havia comemorações e festividades. Essas festas recebiam vários nomes: "Samhain" (fim de verão), "Samhein", "La Samon" ou ainda "Festa do Sol". Mas o que ficou mesmo foi o escocês "Hallowe'en". 

Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte. Eles acreditaram também em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturassem com o dos vivos. Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam-se tochas e fogueiras de suas casas para que elas se tornassem frias e desagradáveis. Colocavam fantasias e, ruidosamente, desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir, (Panati). Os Romanos adotaram as práticas célticas, mas no primeiro século depois de Cristo, elas foram abandonadas. 

O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome. A festa então passou a ser conhecida como o "Dia das Bruxas".

Por fim, a festa de Halloween, que equivale ao "Dia de Todos os Santos" e o "Dia de Finados", foi absorvida pela Igreja Católica para apagar os vínculos pagãos, dando origem à festa. Os países de origem hispânica comemoram o "Dia dos Mortos" e não o Halloween. No Oriente, a tradição é ligada às crenças populares de cada país.


Trick-or-treat? Travessuras ou Gostosuras? 

A brincadeira de "doces ou travessuras" é originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar). No dia 2 de novembro, "Dia de Todas as Almas" (ou Finados aqui no Brasil), os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha. Para cada bolo recebido, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador. Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu.

Nos Estados Unidos, onde a festa tem maior força atualmente, a conexão com o "Dia de Todos os Santos" e o "Dia de Finados" ficou praticamente deixada de lado e muitas novas tradições seculares se desenvolveram. Para as crianças, fantasiar-se e sair pelas casas fazendo a brincadeira do "travessuras ou gostosuras" ainda é o maior evento.

A maioria das famílias nos Estados Unidos e no Canadá participam, pois não querem correr o risco de pequenos vandalismos. Muitos adultos se fantasiam e também participam com seus filhos de festas a fantasia e concursos. Outras atividades de Halloween ocorrem durante todo o mês todo de outubro nestes países.

Essas tradições preservam o espírito de alegria do "Samhain" (o Ano novo Céltico) diante dos pensamentos assustadores de morte e do sobrenatural. Os americanos acrescentaram filmes de terror, casas assombradas comunitárias, histórias de fantasmas e quadros espiritualistas. Cartões e decorações assustadoras também fazem parte do Halloween.


O Halloween no Brasil

No Brasil a festa é chamada de "Dia das Bruxas" e sua celebração acontece no dia 31 de outubro.

Acredita-se que na passagem dessa noite as almas saem de seus túmulos e partem pelas ruas amedrontando todos aqueles que estão por perto. O dia das bruxas se infiltrou em nossas comemorações de forma tímida pois o Brasil, país que celebra as coisas boas da vida, não se vê em meio a festividade aos mortos.

Apesar de sua pequena influência, a comemoração pode ser vista em escolas, clubes, casas noturnas e shoppings de várias cidades, mas não adquire força expressiva, já que nem o folclore local é efetivamente comemorado.

Muitos nacionalistas dão créditos à influência do imperialismo cultural americano a vinda do Halloween. Assim, algumas cidades, como São Luiz do Paraitinga - SP, decretou o dia 31 de outubro como o "Dia Oficial do Saci Pererê" em protesto à inclusão do Halloween.

A maioria das manifestações critica a posição dos brasileiros em importar a cultura americana, já que o país tem grande diversidade folclórica que não é aproveitada nem comemorada. Apesar de todo o esforço da imprensa em destacar essa festividade norte-americana, os brasileiros não costumam festejar a data. É uma festa celebrada por poucos.

No Rio de Janeiro, as manifestações são caracterizadas por placas espalhadas pela cidade opondo tal prática e ainda em pedido ao retorno das considerações brasileiras, isto é, dar valor e importância às crenças nascidas no país, deixando manifestar o patriotismo dentro de nossa cultura.

Mesmo assim, as festas de Halloween no Brasil tem se tornado comuns, principalmente entre o público jovem que se reúnem em clubes e salões particulares, promovendo festas à fantasia com motivos de "horror", comemorando a data como "O Dia das Bruxas". Todos os cursos de inglês também comemoram durante o mês de outubro o Dia das Bruxas, decorando suas instalações e alguns promovem festas no dia 31.

Devido à realização dessas festas, o comércio de fantasias e motivos voltados à monstros e bruxas tem tido um aumento expressivo no mês de Outubro de cada ano.


Halloween é bom ou mal?

Apesar de toda a ligação do Halloween com imagens demoníacas, não existe ligação dessa festa com o mal. Na celebração atual do Halloween, podemos notar a forte presença comercial, até mesmo no cinema, de muitos elementos ligados ao folclore em torno de bruxaria e ocultismo, o que não ocorre na festa inicial e tradicional dos séculos passados. A mídia veiculas imagens fortes ligadas ao terror, inapropriadas para crianças, gerando nelas o medo e má impressão das festas de Halloween.

As fantasias, enfeites e outros itens comercializados por ocasião dessa festa estão repletos de bruxas, gatos pretos, vampiros, fantasmas, monstros e no entanto, isso não reflete a realidade pagã - que se fantasiavam para se defender dos espíritos malignos durante essa noite.





. . .
Por: Além da Imaginação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!